9 de novembro de 2023

Brasil e Portugal participam de maior conferência sobre mineração do Canadá

Juntamente com a TPF Consultores, nossa sede em Portugal, a TPF Engenharia esteve presente na maior conferência de mineração do Canadá, a Tailings and Mine Waste 2023. O evento foi sediado em Vancouver entre os dias 5 e 8 de novembro, propondo um fórum para apresentar e discutir temas atuais e futuros enfrentados pelas comunidades de rejeitos, mineração e meio ambiente.

Endossando a expertise da TPF na área, fomos uma das patrocinadoras platinum da conferência e contamos um stand expositor no evento, onde um super time de colaboradores representou a empresa. Estavam presentes os diretores André Jabir e André Lima, do Brasil, e Gonçalo Tavares , engenheiro geotécnico sênior, e Isabel Lopes, engenheira geóloga sênior, ambos de Portugal.

A conferência internacional incluiu apresentações técnicas e palestras de profissionais e especialistas renomados em rejeitos e resíduos de minas de todo o mundo. O diretor André Jabir abriu o painel ‘Panel Discussion #3 – Trends in ESG Practice related to Tailings Management’ (Painel ‘Tendências nas práticas ESG relacionadas à gestão de rejeitos’), apresentando a TPF e suas atividades no setor. O painel também contou com Janis Shandro e Susan Joyce.

Na terça-feira (07/09), o time TPF participou do ‘Guest Speaker Lunch – Vale’s Experiences in the Geotechnical and Tailings Fields’ (Almoço com Palestrantes Convidados – Experiências da Vale nas Áreas Geotécnica e de Rejeitos), promovido pela mineradora Vale. André Lima, diretor de desenvolvimento da TPF Engenharia e especialista em mineração, também apresentou o trabalho ‘Deterministic and Statistical Analysis in the Definition of Triggered Action Response Plans (TARPs) in Tailings Dams’ durante a conferência.

A programação da conferência também incluiu muitos painéis de especialistas, seis cursos de curta duração e oportunidades de networking. Entre os cursos assistidos pela nossa equipe, estiveram ‘Tailings Geotechnics: Recent Advances and Perspectives’ (Geotecnia de Rejeitos: Avanços e Perspectivas Recentes), ‘Site investigation for Tailings, Mine Waste & Heap Leach’ (Investigação do local para rejeitos, resíduos de minas e lixiviação em pilha), ‘Risk Assessment’ (Avaliações de Risco) e ‘Tailings Management Systems’ (Sistemas de gerenciamento de rejeitos).

    Isabel Lopes, André Lima, Gonçalo Tavares e André Jabir no estande da TPF no Tailings and Mine Waste 2023
    André Jabir apresenta TPF na abertura do painel 'Trends in ESG Practice related to Tailings Management’
    Público assiste à apresentação da TPF no Tailings and Mine Waste 2023
    Apresentação da TPF durante painel do Tailings and Mine Waste 2023
    Times de Brasil e Portugal da TPF no maior evento sobre mineração do Canadá, o Tailings and Mine Waste

    Mineração na TPF

    No setor de mineração, a TPF desempenha um papel significativo no Brasil e em Portugal, prestando serviços como Engenharia de Registro (EoR), Design Review, Engenharia do Proprietário (Owner’s Engineering), Tratamento de Água e Águas Residuais, Planeamento de encerramento e descomissionamento, Revisão Periódica de Segurança de Barragem, além de Projetos de pilhas, descaracterização e adequação de barragens. A inovação faz parte do nosso DNA e utilizamos as ferramentas mais avançados do mercado em nossas operações diárias. Nossos serviços de mineração aplicam soluções com BIM, drones e inteligência artificial.

    Conheça alguns dos nossos cases no setor clicando aqui.