
Utilização de óculos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada no acompanhamento remoto de obras
- Economia de tempo e recursos financeiros
- |
- Visualização de área construída e do projeto a ser implantado
Área de atuação
Supervisão e fiscalização
Especialidade
Edificações
Abrangência
Nordeste
Período
2023 - 2024
Escopo
Aplicação de óculos de realidade mista no acompanhamento à distância de obras.
A TPF Engenharia foi responsável pelo projeto de modernização de uma planta industrial de uma edificação do século XIX. O empreendimento ocupa uma área construída de aproximadamente 26.000 m². O escopo do projeto inclui o reforço e a reconstituição de estruturas antigas, a implementação de um novo sistema de cobertura com fundação em estacas raiz, blocos de concreto, pilares e vigas metálicas, além da requalificação do piso industrial, entre outras melhorias significativas.
Com o andamento das obras, é evidente a necessidade de que o cliente acompanhe o progresso de maneira eficaz e detalhada. Tradicionalmente, isso exigiria visitas presenciais, demandando maior disponibilidade de tempo e melhoria da qualidade. Diante disso, a equipe de Qualidade e Inovação da TPF Engenharia implementou tecnologias de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) para permitir que o cliente acompanhe as obras remotamente. Assim, mesmo estando fisicamente em outro estado que não o do empreendimento, foi possível monitorar o progresso da obra.
O cliente recebeu um óculos de Realidade Mista, que integram RA e RV simultaneamente. Com o equipamento, é possível visualizar tanto a projeção do modelo em BIM (Building Information Modeling) quanto a planta do local através da Realidade Aumentada, projetados com uma mesa em frente ao usuário. Já com a Realidade Virtual, o usuário é transportado para um ambiente totalmente digital, como em um tour virtual da obra. A experiência, extremamente realista e em alta definição, proporciona uma imersão completa no projeto, fornecendo ao usuário sensação de estar presente no local, sem a necessidade de um extenso deslocamento.
Semanalmente, um colaborador da TPF Engenharia realiza um tour presencial pela edificação utilizando uma câmera 360° de última geração acoplada a um capacete. As imagens atualizadas são enviadas ao Plug, nossa Plataforma Única de Gerenciamento, que armazena a atualização atual e as anteriores. Assim, é garantido que o cliente tenha acesso a todas elas. Além da entrega dos óculos, foi disponibilizado um manual completo de operação do Meta Quest 3, assim como do Plug, assegurando uma experiência plena e completa.
A realidade mista permite tanto ao projetista quanto ao cliente imergir no projeto antes da execução, verificando compatibilizações das disciplinas, encontrando não conformidades e visualizando o modelo em escala real, permitindo o acompanhamento em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, é possível antecipar e corrigir problemas que só seriam percebidos durante a execução da obra, aumentando a eficiência e a precisão do trabalho.
A experiência imersiva e a precisão das projeções não só melhoram a comunicação entre todos os envolvidos no projeto, como também garantem um acompanhamento mais eficaz e detalhado do andamento da obra, resultando em um processo mais eficiente. Além disso, proporcionam economia de tempo e recursos financeiros, melhoria da qualidade e entrega completa, além de serem opções mais ecológicas por mitigarem a necessidade de deslocamentos frequentes até o município onde está acontecendo a obra, reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).