Supervisão e Fiscalização de obras de demolição de estaleiro em Suape (PE)
- Mapeamento detalhado de obras a demolir e Plano de demolição com foco em segurança do trabalho
- |
- Aplicação de metodologia Yellow Book
Área de atuação
Supervisão e fiscalização
Especialidade
Edificações
Abrangência
Pernambuco
Período
2024
Escopo
Supervisão de Design, Demolição, Limpeza do Local e Construção de Estruturas Temporárias em área anteriormente pertencente ao Estaleiro Atlântico Sul, propriedade atual da APM Terminals, em Suape (PE).
A TPF Engenharia atuou na supervisão e fiscalização de obras de demolição de parte de edificações que pertenciam ao Estaleiro Atlântico Sul, em Suape (PE), agora propriedade da APM Terminals. O projeto integra a implantação de um novo terminal portuário próximo a Recife. As atribuições da TPF incluíram a consultoria e supervisão de todas as obras, assegurando o cumprimento dos objetivos e regulamentos exigidos, conforme as condições do FIDIC Yellow Book 1999.
A implementação da APM Terminals em Suape é um projeto composto por várias etapas, sendo a primeira delas a demolição de estruturas existentes e limpeza da área para recepção das estruturas para o novo terminal. Juntamente com a Piatec, a empreiteira das obras, aproximadamente 200 colaboradores e mais de 20 equipamentos pesados fizeram parte do projeto supervisionado pela TPF Engenharia. As demolições incluíram diversas edificações, englobando armazéns, vestiários, refeitórios, estações de tratamento e reservatórios de água, além de redes elétricas e hidráulicas, e tubulações.
A supervisão realizada pela TPF visou assegurar que o projeto estivesse em conformidade com as legislações brasileiras aplicáveis, monitorando o progresso do cronograma de demolição e atuando como conselheiro técnico e gestor de projetos. Também foi implementado um plano de monitoramento para permissões e licenças. Garantimos que todas as atividades de demolição atendessem aos requisitos de qualidade, respeitando as normas de saúde, segurança e meio ambiente, bem como de todos os colaboradores envolvidos.
Principais atividades:
- Supervisão de interfaces de construção
- Avaliação das propostas apresentadas pelas construtoras
- Coordenação do contrato de demolição
- Monitoramento da eficiência e eficácia das obras
- Avaliação de métodos de trabalho seguros
- Monitoramento de HSSE
- Relatório de desempenho com matriz de KPIs