• Precificação de +800 Insumos em 8 estados
  • Cerca de 6400 composições de serviços
  • +640 modelos de curvas paramétricas

Especialidade

Saneamento

Área de atuação

Consultoria

Abrangência

Nordeste e parte do Amapá, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

Período

2020 - 2024

Escopo

A estruturação do sistema de custos referenciais da Codevasf e PISF consiste na prestação de serviços técnicos especializados com o objetivo de criar, normatizar, atualizar e padronizar o sistema de custos a ser utilizado pela Codevasf.

Em 2020, a TPF Engenharia foi contratada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para prestação de serviços técnicos especializados visando a estruturação do seu sistema de custos referenciais.

A Codevasf, entre outras obrigações, é a operadora federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) que tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica da região semiárida do Nordeste através da integração de bacias hidrográficas. Ou seja, o portfólio da Codevasf abrange grandes obras de infraestrutura hídrica como: perímetros irrigados, adutoras, barragens, canais, sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário, revitalização de bacias e outras obras locais.

A necessidade de estruturar um sistema de custos referenciais próprio surgiu porque outras bases de custos como SINAPI e SICRO não abrangem composições específicas das obras que compõem o portfólio da Codevasf. Por este motivo, a TPF Engenharia foi contratada para elaborar esse sistema inovador com o objetivo de criar, normatizar, atualizar e padronizar todo esse processo.

Além disso, o sistema de custos servirá como referência nacional para a obras que são portfólio da Codevasf e PISF, otimizando a elaboração ou contratação de obras, projetos e serviços por outras instituições públicas.

Sistema de Custos da Codevasf e PISF
Sistema de Custos da Codevasf e PISF

Um dos grandes destaques do projeto é o desenvolvimento de um sistema web de custos, a partir de um banco de dados em nuvem, para divulgação e acesso online dos dados que será integrado com o website da Codevasf ou Intranet coorporativa. Esse banco de dados permitirá que empresas, ou público externo em geral, possam acessar os catálogos de preços, especificações técnicas e modelos de planilhas padronizadas. Além disso, o sistema web de custos será uma interface de suporte para que a equipe técnica da Codevasf seja capaz de atualizar dados, realizar manutenções e ter acesso a toda a documentação técnica.

Principais atividades desenvolvidas

  • Levantamento de requisitos técnicos a partir da análise preliminar dos projetos existentes na Codevasf e em outras empresas;
  • Padronização dos processos relativos à composição de custos incluindo modelos de planilhas de composição de serviços, de insumos e de orçamento;
  • Precificação dos insumos e composição sintética e analítica de todos os serviços;
  • A modelagem paramétrica dos custos que terá como premissa básica avaliar o comportamento e a variação do custo dos serviços, equipamentos e obras principais, em função das faixas de medidas paramétricas por tipo de obra;
  • Estruturação de cadernos técnicos dos insumos e das composições que são as fichas dos equipamentos, materiais e especificações técnicas dos serviços;
  • Elaboração de manuais e cursos de capacitação com a equipe da Codevasf com o objetivo de instruir e normatizar os procedimentos a serem adotados na elaboração dos orçamentos; e
  • Desenvolvimento de sistema web de custos para divulgação e acesso dos dados elaborados, integrado com o website da Codevasf ou Intranet coorporativa.
Trabalhar no desenvolvimento de um Sistema de Custos Referenciais para a CODEVASF e PISF (SCR) tem sido um grande desafio, especialmente pelo envolvimento de diversas disciplinas da engenharia. O trabalho envolve a estruturação de custos no âmbito nacional, envolvendo diversas obras, bem como possibilitar a otimização da contratação e elaboração de projetos de engenharia. Agradeço a TPF Engenharia pela oportunidade e confiança dada a mim e toda a equipe envolvida, que tem sido fortemente comprometida e dedicada.

Abmael Junior, Coordenador Técnico