• 400 km de rede coletora projetadas
  • 18 km de linhas de recalque projetadas
  • Projeto de 33 estações elevatórias de esgoto

Especialidade

Saneamento

Área de atuação

Projetos

Abrangência

Camaragibe, Pernambuco

Período

2014 - 2017

Escopo

Execução de serviços de engenharia para a elaboração dos projetos básico e executivo do sistema de esgotamento sanitário de Camaragibe e áreas de influência circunvizinhas, bem como consultoria e apoio técnico no processo de desapropriação de áreas destinadas às estações elevatórias do sistema Camaragibe.

A TPF Engenharia elaborou para a BRK Ambiental – vencedora do leilão de concessão de parceria público-privada (PPP) do esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Recife – os projetos do Sistema de Esgotamento Sanitário de Camaragibe, distribuído em aproximadamente 42 km² (metade dessa área no município de Recife e outra metade em Camaragibe).

Os projetos têm o objetivo de ampliar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, como previsto nas metas de universalização dos serviços desta PPP, consequentemente trazendo mais qualidade de vida aos cerca de 400.000 habitantes (população final para 35 anos de projeto) dos municípios abrangidos. O trabalho compreendeu a elaboração de estudos demográfico, de concepção, de alternativas, de desapropriação, ambiental e topográfico, além de projetos básicos e executivos da rede coletora (400km), de linhas de recalque (18km) e de estações elevatórias (33 no total).

Durante os serviços, a TPF Engenharia utilizou a tecnologia Building lnformation Modeling (BIM) para elaborar a modelagem paramétrica de alguns elementos, oferecendo completa associatividade bidirecional. Isso significa que uma mudança em qualquer ponto do modelo se reflete por todas as vistas do projeto, instantaneamente, sem que seja necessário o projetista atualizar manualmente tais elementos. A tecnologia BIM também evita conflitos entre as diferentes disciplinas envolvidas e permite a obtenção rápida e precisa dos quantitativos de materiais. O principal software utilizado para este fim foi o Revit, porém outros softwares importantes como o AutoCAD Civil 3D, SanCAD e CypeCAD foram utilizados para otimizar os modelos de terreno, redes coletoras e estruturais.

Principais atividades desenvolvidas

  • Modelagem da superfície a partir dos dados obtidos pelo LIDAR (Light Detecting and Ranging), tornando possível a obtenção de informações como as cotas e o comportamento de drenagem do terreno, bem como a realização de análises dinâmicas que propiciaram um profundo entendimento da superfície
  • Lançamento de superfície topográfica no AutoCAD Civil 3D por meio de uma nuvem de pontos
  • Dimensionamento e análise da rede coletora de esgotamento sanitário
  • Utilização do SANCAD em simulações e ensaios para o cálculo da rede coletora, com a geração da planilha hidráulica da rede, a geração automática dos perfis longitudinais dos coletores e a obtenção de quantitativos de materiais e serviços para a execução das obras
  • Dimensionamento das seções de concreto e aço (elementos estruturais), além dos quantitativos e plantas de detalhe gerados no Cypecad
  • Modelagem Paramétrica com o Revit, possibilitando evitar os conflitos entre as diferentes disciplinas modeladas
“Trabalhar em um projeto de Saneamento é trabalhar com esperança de que as pessoas beneficiadas poderão ter uma vida mais digna e com mais saúde. Fico muito grata pela oportunidade de ter participado do projeto do SES Camaragibe, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora. Além do desenvolvimento da parte técnica utilizando softwares que nos apoiaram a obter os resultados alcançados, conseguimos aplicar metodologias ágeis a projeto de saneamento.” 

Gabriella Autran, membro da equipe