Descaracterização de barragem

Projeto de descaracterização de barragem de rejeito

  • + 600 MIL M³ DE REJEITO INSERIDO DA ESTRUTURA
  • |
  • APLICAÇÃO DE METODOLOGIA BIM EM MINERAÇÃO

Área de atuação

Projetos

Especialidade

Mineração

Abrangência

Brasil

Período

2021 - 2023

Escopo

Estudo de alternativas e projeto conceitual de descaracterização de uma barragem de rejeito, contando com análise multicritério hierarquizada das disciplinas para a escolha da melhor solução e com a aplicação da metodologia BIM da modelagem e compatibilização dos projetos.

Em 2021, a TPF Engenharia foi contratada por uma das maiores mineradoras do mundo para elaborar os estudos de alternativas e o projeto conceitual para descaracterização de barragem de rejeito localizada no estado de Minas Gerais.

A escolha pela descaracterização da estrutura – processo onde ela é reincorporada ao relevo e ao meio ambiente – veio em resposta ao cenário de incerteza sobre o método construtivo inicial da barragem, fator que cobrou da equipe projetista a capacidade de resposta rápida frente à possíveis mudanças e restrições.

As atividades do contrato foram divididas em duas grandes etapas: a elaboração dos estudos de alternativas e a concepção do projeto da alternativa escolhida – com a aplicação de processos ágeis e a manutenção de comunicação constante com o cliente sendo prioridades ao longo de todo o trabalho.

    Aplicação de drones em mineração
    Imagem de drone utilizada para estudo da barragem de rejeito
    Uso de VANTs em mineração
    Imagem de drone utilizada para estudo da barragem de rejeito

    Na primeira etapa, os estudos geotécnicos, hídricos, estruturais e ambientais resultaram no desenvolvimento de 3 alternativas. A escolha da solução mais coesa entre essas 3 foi realizada por uma análise multicritério hierarquizada dos aspectos ambientais, estruturais, hídricos, operacionais e socioeconômicos, contando com a criação de matriz de vantagens e desvantagens para as opções estudadas.

    Tendo escolhido a solução mais coesa, nossa equipe deu início a etapa de concepção do projeto de descaracterização, seguindo as melhores práticas e normas nacionais e internacionais de engenharia. Um destaque nesse sentido é a aplicação de metodologia BIM (Building Information Modeling) para modelagem e compatibilização dos projetos.

    Principais atividades desenvolvidas

    • Gestão eletrônica de documentos e aplicação de framework ágil;
    • Elaboração dos estudos hidrológicos-hidráulicos, hidrogeológicos, estudos sobre o risco geológico, estrutural e sísmico e estudos de alternativas;
    • Análise multicritério (AMC) para escolha de alternativas levando em consideração os aspectos ambientais, estruturais, hídricos, operacionais e socioeconômicos;
    • Aplicação da engenharia digital (BIM) na fase de projeto conceitual para descaracterização da barragem;
    • Elaboração do projeto das vias de acesso, permitindo o trânsito de pessoas e dos equipamentos usados na inspeção, escavação, fiscalização e no monitoramento;
    • Elaboração do projeto de recuperação ambiental da área impactada.