• +300 milhões de reais em investimentos
  • 18 municípios contemplados

Especialidade

Programas de Investimento

Área de atuação

Gerenciamento

Abrangência

Bahia

Período

2016 - 2022

Escopo

Assessorar a Unidade de Coordenação de Projetos do PRODETUR Nacional Bahia. As atividades desenvolvidas envolveram a implantação e a operacionalização do programa, incluindo acompanhamento de obras e serviços de engenharia, apoio em questões ambientais e projetos sociais, acompanhamento de atividades administrativas e financeiras e gestão da aquisição de bens e serviços. 

Já faz algum tempo que a TPF Engenharia utiliza VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) – mais conhecidos como drones – para realizar o acompanhamento do progresso de obras. O domínio dessa tecnologia permitiu que equipes de campo responsáveis pelo acompanhamento das obras do Prodetur Bahia fossem poupadas em meio à pandemia que vivemos, pois o levantamento aéreo diminui a exposição e preserva a saúde de colaboradores da TPF e de nosso cliente.

As imagens aéreas capturadas por nossos drones e processadas em softwares especializados permitem a produção de vídeos automatizados (sempre com o mesmo percurso, altura e angulação da câmera para um melhor comparativo), ortomosaicos (mapas de alta resolução) e modelos tridimensionais das intervenções. Esses produtos do levantamento permitem uma verificação precisa do estágio atual de cada intervenção.

Drones do acompanhamento de obras do PRODETUR Bahia
Ortomosaico confeccionado com imagens captadas por drone do Atracadouro e Restaurante Solar do Unhão, uma das obras que integram o Prodetur Bahia. A construção possui uma área de 811 m². Imagens colhidas em agosto de 2020.
Drones no acompanhamento de obras do PRODETUR Bahia.
Ortomosaico confeccionado com imagens captadas por drone da Marina de Itaparica, uma das obras que integram o Prodetur Bahia. A construção possui uma área de 4.744 m². Imagens colhidas em agosto de 2020.

O Prodetur Bahia

O Prodetur Bahia é um programa do Governo da Bahia financiado pelo Banco lnteramericano de Desenvolvimento [BID] que visa fomentar o desenvolvimento do turismo da região da Baía de Todos-os-Santos a partir de ações que melhorem tanto a infraestrutura como a capacitação da população local.

A TPF Engenharia assessora a Unidade de Coordenação de Projetos (UCP) do programa nos procedimentos necessários à sua implantação e operacionalização, tendo como principais atividades:

  • O acompanhamento de obras e de serviços de engenharia;
  • O apoio nas questões ambientais e sociais; e
  • O acompanhamento das atividades administrativas e financeiras e o apoio às atividades de aquisição.