• 40 PROJETOS ELABORADOS COM MODELO DINÂMICO
  • MODELAGEM DOS PROJETOS EM BIM

Especialidade

Saneamento

Área de atuação

Consultoria

Abrangência

São Paulo

Período

2020 - 2022

Escopo

Prestação de serviços de engenharia consultiva para o Acompanhamento Técnico de Empreendimentos (ATE) de sistemas de água e esgotos, no âmbito da superintendência de gestão de empreendimentos metropolitana – Diretoria Metropolitana do estado de São Paulo.

Em 2020, o consórcio formado por TPF Engenharia e Dellut Engenharia e Tecnologia foi contratado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp para prestar serviços de engenharia consultiva para o acompanhamento técnico de empreendimentos de sistemas de água e esgotos.  

Dentro do escopo desse acompanhamento esteve o fornecimento dos documentos – incluindo os projetos básicos – que integram o pacote técnico para subsidiar a contratação através da Contratação Semi-integrada, onde o vencedor deverá entregar o projeto executivo antes do início da obra.  

Os empreendimentos abrangidos por esse trabalho fazem parte do Programa Plurianual de Investimentos da Sabesp, do período de 2018 a 2022. Entre outros desafios, houve a necessidade de elaborar 40 projetos de estações elevatórias em um intervalo de tempo demasiadamente curto. 

Tendo como foco a qualidade e o prazo de entrega dos projetos, nossa equipe desenvolveu, utilizando a Metodologia BIM, um Modelo Dinâmico de projetos de estações elevatórias. Totalmente integrado ao Revit, o modelo atualiza automaticamente parâmetros técnicos do projeto – como profundidade, tipo e diâmetro das tubulações, a partir dos dados de entrada inseridos pelo usuário em uma interface customizada, de usabilidade amigável. Depois disso, as pranchas e tabelas de quantitativos do projeto, já no padrão especificado pelo cliente, são geradas automaticamente. 

Essa solução permitiu a redução drástica do tempo para elaborar o projeto básico das estações de elevação, além de garantir arquivos padronizados e leves.

Apresentação do case no Café com Projetos

Principais atividades

  • Supervisão e Acompanhamento dos Contratos de Projetos – suporte técnico necessário às Projetistas para que os escopos sejam caracterizados
  • Execução dos Trabalhos de Adequação e Detalhamento de Projetos – complementar e adequar os projetos existentes de sistemas de água e sistemas de esgotos existentes visando a licitação e contratação das obras
  • Acompanhamento Técnico de Empreendimentos (ATE) – adequar os projetos de sistemas de água e sistemas de esgotos em execução visando dar suporte aos contratos das obras