Gerenciamento técnico de PPP para hospitais do Mato Grosso do Sul

  • 10 pavimentos, 362 leitos e uma área construída de 32 mil m²
  • |
  • Arquitetura tecnológica hospitalar robusta e soluções sustentáveis integradas

Área de atuação

Projetos

Especialidade

Edificações

Abrangência

Mato Grosso do Sul

Período

2024 - 2025

Escopo

Gerenciamento técnico da estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, incluindo diagnóstico, anteprojeto e estudos socioambientais.

A TPF Engenharia está atuando no gerenciamento técnico da estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande. Com 10 pavimentos, 362 leitos e uma área construída de 32 mil m², o hospital é referência para a macrorregião que atende 1,2 milhão de pessoas em 34 municípios. A proposta visa ampliar a infraestrutura, modernizar processos e aprimorar os serviços não assistenciais, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população. 

O Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e a Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Mato Grosso do Sul por meio da FUNSAU representaram os responsáveis pelo empreendimento. O Consórcio Pezco – TPF – SouzaOkawa em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi responsável pela consultoria na estruturação da PPP. 

A concessão administrativa prevê a construção de novos blocos, a reforma da edificação existente e a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e mobiliários. A Concessionária será responsável pelos serviços não assistenciais, enquanto os serviços de saúde permanecerão sob responsabilidade do Poder Público. A TPF atua no suporte técnico para definição desses escopos, assegurando a clareza e a viabilidade das obrigações contratuais. 

No campo da engenharia, o trabalho conduzido pela TPF envolve o gerenciamento da elaboração do anteprojeto, orçamento de obras e da engenharia clínica, com base em levantamentos topográficos, as-built e diagnóstico de demanda. O plano assistencial prevê a construção de dois novos blocos, incluindo um edifício de 6 pavimentos com centro cirúrgico, unidade de hemodinâmica e novas internações, e outro bloco com almoxarifado, farmácia robotizada para abastecimento e distribuição de medicamentos e áreas administrativas da Concessionária, além da reforma completa dos blocos existentes. Também está previsto um novo edifício para tratamento e trituração de resíduos com novos equipamentos que transformam o resíduo hospitalar em resíduo comum, com redução de 80% do volume inicial, reduzindo drasticamente o impacto nos aterros e no meio ambiente. 

Todas as soluções propostas seguem diretrizes de sustentabilidade aplicadas a edificações hospitalares, contemplando eficiência energética e hídrica, humanização do ambiente, minimização de impactos e alinhamento com práticas modernas de operação e manutenção. A TPF Engenharia assegura que os critérios técnicos, econômicos, ambientais e sociais sejam incorporados desde a concepção até a execução dos investimentos, garantindo a viabilidade e a longevidade do empreendimento. 

 

Principais Atividades 

  • Diagnóstico da situação atual da infraestrutura hospitalar a partir de verificação visual. 
  • Concepção espacial / Projeto Conceitual: desenvolvimento de Plano de Massas para o Plano Assistencial proposto de ampliação e reforma da edificação. 
  • Anteprojeto: desenvolvimento de layout e zoneamento de todas as áreas do Hospital. 
  • Orçamento: estruturação do CAPEX de obras para as intervenções propostas e da Equipagem (Engenharia Clínica). 
  • Apoio técnico ao cliente: participação em reuniões de andamento, esclarecimento de dúvidas sobre o projeto apresentado e subsídio técnico para tomada de decisão. 

A participação da TPF Engenharia nessa estruturação da PPP no projeto de reforma e ampliação do HRMS (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul) será um marco na infraestrutura de saúde para o Estado, incorporando equipamentos tecnológicos e ótima infraestrutura para atendimento de toda a população sul-mato-grossense. O projeto referencial desenvolvido pela TPF incorporou as melhores práticas de desenvolvimento de projetos e padrões de qualidade que, além de criar uma base sólida para o processo de contratação, agregará valor para toda a sociedade. — Renan R. Ferreira, Coordenador de Produto