• +2.700 m² de área construída
  • Capacidade para +1.000 pessoas
  • Edifício centenário

Especialidade

Edificações

Área de atuação

Supervisão e fiscalização

Abrangência

Recife, Pernambuco

Período

2018 – 2020

Escopo

Gerenciamento, supervisão e fiscalização das obras de restauro, reforma e ampliação do Teatro do Parque. O projeto teve como objetivo a recuperação do Teatro segundo as suas características de 1929, camufladas após sucessivas reformas.

Em 2018, a TPF Engenharia foi contratada pela Prefeitura do Recife para gerenciar, supervisionar e fiscalizar as obras de restauro, reforma e ampliação do Teatro do ParqueO edifício centenário (inaugurado em 1915), um dos principais espaços culturais de Pernambuco, havia fechado as suas portas devido a problemas de infiltração que danificaram a sua estrutura.  

reforma do edifício começou em 2013, três anos após o fechamento de suas portas. Em 2018, foi iniciada a sua restauração, que teve como objetivo recuperar a ornamentação dos ambientes segundo as suas características em 1929 – ano em que o Teatro foi remodelado para comportar também um cinema. 

Essa etapa buscou a recuperação das obras de arte que haviam sido camufladas ao longo de suas diversas reformas. Uma grande pesquisa com antigos visitantes do Teatro, com descendentes dos construtores responsáveis pela obra e em acervos bibliográficos somada à prospecção estratigráfica de paredes e colunas possibilitaram a identificação das características estéticas originais do edifício.  

Restauração do mural boca de cena.

O projeto também promoveu a modernização dos equipamentos de sonorização, iluminação, climatização e projeção de filmes – agora com tecnologia de cinema 4K. Com essas intervenções, o Teatro do Parque abre as suas portas para a população pronto para receber peças, shows e mostras cinematográficas. 

Entrada do Teatro do Parque.
Entrada do Teatro do Parque.
Galeria de Espelhos do Teatro do Parque.
Galeria de Espelhos do Teatro do Parque.
Teatro do Parque após a conclusão de sua reforma e ampliação.
Teatro do Parque após a conclusão de sua reforma e ampliação.

A equipe da TPF Engenharia desenvolveu um tour virtual da edificação, utilizando a câmera 360º Ricoh Theta SC2, para que todos que desejem conhecer o Teatro possam visitar os seus ambientes virtualmente. O tour está disponível na janela abaixo e também no site oficial do Teatro do Parque.

Principais atividades 

  • Acompanhamento físico e financeiro das obras
  • Supervisão, fiscalização, adequação, complementação e detalhamento de projetos e metodologias executivas de restauro
  • Gerenciamento da obra e serviços previstos
Trabalhar no gerenciamento da ampliação e do restauro do Teatro do Parque, edificação com mais de 100 anos, palco de grandes espetáculos e emoções, foi muito desafiador e gratificante para mim. Deixo registrados meus agradecimentos à TPF Engenharia pela confiança e oportunidade dada a mim e à equipe envolvida nesse projeto. Foi muito gratificante poder contribuir para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Recife.

Carlos Miranda, Gerente do Produto