• + 20.000 LIGAÇÕES INTRADOMICILIARES
  • + 190 KM DE REDE COLETORA DE ESGOTO
  • 150 KM DE REDE DE ÁGUA

Especialidade

Saneamento

Área de atuação

Gerenciamento

Abrangência

Altamira, Pará

Período

2016 - 2018

Escopo

Gerenciamento da implantação e da adequação do sistema de saneamento do município de Altamira/PA, medida compensatória decorrente do processo de licenciamento da Usina Hidroelétrica Belo Monte. A TPF Engenharia foi responsável pela elaboração e pelo gerenciamento dos projetos de infraestrutura de saneamento relativos às obras do entorno da usina, contando com a prestação de contas ao órgão licenciador competente (IBAMA).

A TPF Engenharia foi contratada pela Norte Energia S.A. para realizar o Gerenciamento de mais de 20.000 ligações intradomiciliares de esgoto e água no Município de Altamira, Pará. A Empresa, responsável pela implantação e operação da hidrelétrica Belo Monte (UHBM), contratou os serviços como contrapartida da usina para atender uma das condições da licença de operação da UHBM. 

O projeto envolveu a confecção de um banco de dados com informações sobre os imóveis do município, o Controle Geral de Ligações Intradomiciliares – CGLI. Um extenso trabalho de campo foi realizado, em conjunto com a equipe social da Norte Energia, para garantir que todas as propriedades fossem incluídas no banco de dados. Cada entrada nesse cadastro deu origem a um Termo de Autorização de Serviço, em que o proprietário declarava permitir a execução de obras em seu terreno. 

As obras de adequação do sistema de saneamento foram executadas por sete empresas, cabendo à TPF Engenharia supervisionar as atividades e gerir os documentos como Ordem de Serviço (OS), Ficha de Verificação de Serviço (FVS), Ficha de Cadastro (CAD) e Termo de Recebimento do Serviço (TRS). Para otimizar o trabalho de avaliação quantitativa e qualitativa dos dados e agilizar a realização da fiscalização da obra em campo, foram empregados recursos como: QR code, Visual Basic, e software com módulos WEB, Desktop e Mobile.