Elaboração de inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)

  • Para consolidação dos dados do inventário de 2022, foram 4 setores envolvidos e 11 fichas de coleta de dados
  • |
  • Pesquisa de emissões interna com 86% de amostragem de colaboradores ativos

Área de atuação

Consultoria

Especialidade

Meio Ambiente

Abrangência

Brasil

Período

2022 – 2023

Escopo

Identificação de riscos e oportunidades para a empresa relacionados às mudanças climáticas e produção de diagnóstico das atividades de maior impacto ambiental a fim de mitigar emissões. 

O inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é uma ferramenta indispensável para as empresas avaliarem o impacto ambiental de suas atividades. Conhecer suas emissões de GEE possibilita à empresa identificar áreas críticas de impacto e risco relacionado às mudanças climáticas, permitindo a implementação de estratégias de mitigação para proteger suas operações e reputação. 

Diante do cenário global de mudanças climáticas, a TPF Engenharia reforçou seu compromisso com o meio ambiente ao realizar seu primeiro inventário completo de emissões de GEE em 2023 (realizado de forma retroativa). Este relatório abrangeu as emissões dos 11 escritórios da TPF Engenharia no Brasil durante o ano de 2022, fornecendo uma ampla análise do impacto ambiental das operações da empresa no período. 

É importante destacar que esse diagnóstico foi elaborado internamente pelo nosso time, seguindo a metodologia do Programa Brasileiro Green House Gas Protocol (PBGHG), o que dispensou a necessidade de consultorias externas. Essa decisão estratégica foi possível pela expertise técnica da empresa, que possui a competência necessária para conduzir essa atividade, considerando seu escopo de atuação no setor de engenharia consultiva. 

A ferramenta disponibilizada pelo PBGHG permite o cálculo preciso das emissões de GEE em tCO2e (toneladas de carbono equivalente), utilizando indicadores de emissões, conforme os padrões científicos internacionais. Além disso, os colaboradores da TPF Engenharia participaram de uma oficina de capacitação metodológica, aprimorando seus conhecimentos sobre as funcionalidades da calculadora e reforçando a competência interna da empresa nessa área. 

A elaboração do inventário incluiu etapas as seguintes etapas abaixo: 

Metodologia

Etapas para elaboração do inventário:

  1. Demarcar limite organizacional e definir abordagem
  2. Mapear fontes emissoras da organização e identificar responsáveis
  3. Coleta de dados
  4. Consolidação, tratamento dos dados e levantamento de estimativas
  5. Cálculo de emissões (ferramenta do GHG)
  6. Comunicação dos resultados

Ao final do Programa, a TPF Engenharia comprometeu-se a reportar seus resultados ao Registro Público de Emissões (RPE), uma plataforma desenvolvida pelo PBGHG. Por meio do inventário e de seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis, a empesa reafirma seu papel como agente responsável no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da preservação ambiental em suas operações.

 

Principais atividades:

  • Coleta e tratamento de dados
  • Identificação das maiores fontes de emissões
  • Identificação de oportunidades de melhorias nas operações
  • Produção de relatório
  • Elaboração de um plano de redução de emissões de GEE