Aplicação de Gêmeo Digital para auxílio na manutenção de equipamentos do Porto de Suape

  • Uso de painel interativo via Power BI
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  • Acompanhamento diário da gestão da manutenção de 490 ativos

Área de atuação

Consultoria

Especialidade

Transportes

Abrangência

Pernambuco

Período

2020 - 2024

Escopo

Prestação de serviços de planejamento e apoio técnico à manutenção de equipamentos (elétricos e mecânicos) do Porto de Suape – planejando, gerenciando, inspecionando e criando projetos de melhorias contínuas em elementos de máquinas, equipamentos e novas estruturas. 

O produto SUAPE – Apoio Técnico à Manutenção gerencia a manutenção dos equipamentos do porto, que totaliza mais de 490 ativos (defensas, transformadores, cabeços, boias, sinalizadores náuticos, geradores e cabrestantes) espalhados por uma área de 1.736,30 hectares. Na gestão de ativos, é crucial avaliar onde e como cada ativo realiza suas atividades. Há uma tendência de aprimorar a manutenção dos ativos através da IoT (Internet das Coisas), capturando os dados de operação em tempo real e, consequentemente, traduzindo a informação em relatórios visuais.

A utilização dos chamados Gêmeos Digitais no produto foi essencial para sua execução, estes são representações virtuais de objetos ou sistemas do mundo real. O Gêmeo Digital descritivo é uma cópia do objeto real com as informações do seu funcionamento. O informativo utiliza-se dos dados em tempo real para criação de alertas que apoia na tomada de decisão e o preditivo usa algoritmos para simular comportamentos futuros. Para organizar os dados da manutenção em formato de painel, conectamos a plataforma de cadastro de ordens de serviço, via API, e banco de dados com as coordenadas de cada ativo ao Power BI Desktop. A partir do painel confeccionado foi possível observar a distribuição de ordens de serviço no espaço do Porto de SUAPE, de forma visual e interativa.

Outro desafio foi capturar os dados de funcionamento de um ativo, nesse caso um grupo gerador. Os dados foram extraídos do gerador e enviando-os para o Power BI Service, onde era possível avaliar o seu funcionamento com dados em tempo real. Essas inovações aumentaram a eficiência da equipe, reduzindo o tempo gasto em consultas, gerando insights da manutenção e funcionamento do ativo, impactando positivamente a percepção do cliente sobre o gerenciamento da manutenção.

O projeto foi realizado de maneira conjunta. A equipe do Porto de Suape mapeou os ativos com informações de localização do sistema, trazendo referências relativas aos ativos. O grande destaque desse produto foi a democratização do acesso à informação graças aos Gêmeos Digitais, já que antes dessa iniciativa apenas uma pessoa responsável e um equipamento continha esse acesso. Atualmente, todos os envolvidos de relevância no projeto e o próprio cliente têm acesso ao painel, que fornece diariamente um acompanhamento da gestão da manutenção.

Atualmente a TPF Engenharia é responsável por acompanhar os serviços de manutenção, prever ciclos de manutenção, avaliar o funcionamento do gerador e gerir o ativo a partir de dados.