Aplicação da metodologia HIRA em projetos de mineração

Área de atuação

Projetos

Especialidade

Mineração

Abrangência

Minas Gerais

Período

Escopo

Aplicação da metodologia HIRA (Hazard Identification and Risk Analysis) em projetos de mineração, visando a identificação prévia das fragilidades da estrutura para o controle, mitigação e eliminação de riscos.

Em projetos de mineração, a TPF Engenharia vem aplicando a metodologia HIRA (Hazard Identification and Risk Analysis), que visa a identificação prévia das fragilidades de uma estrutura por meio da análise criteriosa dos modos de falhas. A metodologia está sendo, principalmente, utilizada em projetos de alteamento de barragens de rejeito, de descaracterização de estruturas, de pilhas, entre outros.

A utilização da HIRA facilita a identificação das causas e efeitos dos riscos dos projetos. Nesses estudos, são avaliados os riscos relacionados à geologia local, às estruturas geotécnicas e aos dispositivos hidráulicos, cujos resultados são apresentados em formato de planilha de avaliação de risco, matrizes de risco e plano de ações e controles, estes exibidos de forma interativa por meio do software Power BI.

 

Principais atividades:

  1. Identificação dos riscos (sistema, subsistema e componentes);
  2. Definição dos riscos (gatilhos, causas, modos de falha e efeitos);
  3. Classificação dos riscos (probabilidade de ocorrência e severidade das consequências);
  4. Tratamento dos riscos (controles e ações preventivas e mitigatórias);
  5. Workshop para apresentação e discussão dos riscos.