Análise de Carbono Incorporado (ACI) em projetos de mineração

  • Três etapas do processo de implantação da PDER analisadas
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  • Melhor balanço entre recursos financeiros e impacto ambiental

Área de atuação

Consultoria

Especialidade

Mineração

Abrangência

Minas Gerais

Período

2024

Escopo

Análise de Carbono Incorporado (ACI) em projeto de mineração, simulando cenários de transporte e estratégias de fechamento.

A TPF Engenharia realizou uma Análise de Carbono Incorporado (ACI) utilizando uma solução interativa desenvolvida internamente para simular diferentes cenários e alternativas para a implantação e operação de uma estrutura geotécnica.

A solução permite a quantificação das emissões de carbono durante a vida útil de estruturas de disposição de rejeitos, bem como a simulação de diferentes variáveis para identificação de cenários otimizados, com foco em redução das emissões e balanço financeiro entre implantação, operação e receita devido à créditos de carbono.

De forma geral, o estudo focou na implantação, excedente bota-fora, fechamento e etapas chaves como o tratamento da fundação, compactação do rejeito, drenagem interna e drenagem superficial.

Foi avaliado o impacto que a eficiência dos veículos utilizados, as distâncias de transporte e os tipos de combustível adotados trariam para o processo. Para o transporte, foram simuladas três alternativas: uma rodovia pavimentada a ser construída, com 5 km; uma rodovia não pavimentada já existente, com 10 km; e uma rodovia pavimentada existente, com 15 km. A análise também incluiu comparações entre caminhões a diesel, elétricos e movidos a biodiesel, avaliando o impacto dessas escolhas ao longo de 30 anos de exploração dos recursos.

Dentre as soluções simuladas, a opção que faz junção de fechamento com florestamento e a utilização de caminhões elétricos operando na rodovia pavimentada de 5 km, resultou em uma significativa redução das emissões de CO₂ equivalente, quando comparada ao uso de caminhões a diesel em uma rota de 15 km. Outra alternativa analisada considerou o fechamento com uma usina fotovoltaica e caminhões a diesel na rodovia de 10 km, otimizando o saldo financeiro final da operação, apresentando maior lucro em relação à configuração com caminhões elétricos e florestamento.

A configuração recomendada pela TPF Engenharia para o melhor balanço entre recursos financeiros e impacto ambiental foi a utilização de biodiesel na operação, com transporte pela rodovia pavimentada existente de 15 km e fechamento com a usina fotovoltaica, permitindo o sequestro de 16 mil toneladas de CO₂ equivalente e um saldo financeiro positivo de R$ 161 milhões ao final dos 50 anos do estudo.

Comprometida com a redução da pegada de carbono em seus projetos, a TPF Engenharia alinha essa iniciativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos princípios do Pacto Global da ONU. Essa abordagem contribui diretamente para os seguintes ODS:

  • ODS 7 – Energia limpa e acessível, meta 7.2
  • ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura, meta 9.b
  • ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima , meta 13.2
  • ODS 15 – Vida terrestre , meta 15.2

Além disso, acompanhamos de perto as regulamentações do setor, como a recém-aprovada Lei do Mercado Regulado de Carbono, reforçando sua atuação na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para a engenharia.