• Geração de energia elétrica de até 14.708 kW/dia em 2035
  • |
  • Calor dos gases de exaustão e do sistema de resfriamento são aproveitados em cerca de 647 kW/h em 2035

Área de atuação

Projetos

Especialidade

Saneamento

Abrangência

Camaçari e Dias D'Ávila

Período

2018 - 2021

Escopo

Elaboração do projeto básico de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Camaçari e Dias D’Ávila e implantação da estação de tratamento de esgotos (ETE Norte) com uso de aproveitamento energético do biogás. 

O Consórcio TPF-INCIBRA-INNCINE foi contratado, através de processo licitatório, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para a universalização e aperfeiçoamento da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas prioritárias do Estado de Bahía, em suporte à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), concluído em 2021. 

Esse projeto se destaca por investir em duas soluções que reduzem impactos no meio ambiente e custos com a operação: a geração de energia por biogás e o reuso da água. A nova ETE suprirá parte de sua demanda energética por meio do aproveitamento do lodo e da captura do biogás resultantes do tratamento do esgoto. O reuso da água permitirá que, além de deixar de pagar pelo serviço de emissão, a água poderá ser reintroduzida na bacia da região, que tem sofrido com a redução da produção de água ao longo do tempo.