30 de setembro de 2019

TPF Engenharia na Connected Smart Cities

Tivemos o prazer de participar do Connected Smart Cities 2019, nos dias 17 e 18 de setembro. E que participação! Além de patrocinar o evento e contar com um estande para apresentar nossa história de sucesso, CCO Zeladoria Urbana, palestramos sobre o tema e participamos do painel de debate “Cidades Inteligentes, meio ambiente e saúde: desafios no Brasil”, dividindo o palco com o Prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio.

Geraldo Júlio, Prefeito do Recife

O evento, considerado um dos maiores de Smartcities do país, tem uma configuração diferenciada. Conta com uma grande participação das iniciativas pública e privada, com rodadas de negócio organizada pela Sator, ação que amplia o networking e promove a geração de novas contratações públicas. Tem como destaques o Ranking Connected Smart Cities, divulgado pela Revista Exame, e o Prêmio CSC, que enaltece as melhores e mais inovadoras iniciativas na área. Este rico conjunto gera a promoção de mais tecnologias agregadas às cidades brasileiras e promove o desenvolvimento do setor.

A TPF Engenharia apresentou o case do primeiro Centro de Controle Operacional – CCO de coleta de Zeladoria Urbana em operação no Norte/Nordeste do país. Esse conceito surgiu da união entre a expertise em gerenciamento de projetos da TPF com recursos de tecnologia da informação, tais como: a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), geoprocessamento, aplicativos móveis e Business Intelligence – BI.

Eduardo Scalia, Gerente da TPF Engenharia

Essa união trouxe como resultado uma grande inovação na forma de gerir os recursos públicos no âmbito da Zeladoria Urbana. Concebido pela Emlurb e implantado e operado pela TPF desde 2016, o CCO conseguiu elevar o nível do serviço, com a ampliação de 15% do desempenho operacional e redução de 90% dos atrasos nas coletas, além disso, reduziu os gastos operacionais em 6%. Tudo isso trouxe mais eficiência e diminuição dos custos dos serviços prestados para a população recifense.

João Recena, CEO da TPF Engenharia, e Prefeito Geraldo Júlio

Além do case CCO Zeladoria Urbana, podemos destacar também as soluções apresentadas nas diversas áreas do conhecimento, tais como as iniciativas de telegestão da iluminação pública, de mobilidade,  de gerenciamento eletrônico dos estacionamentos públicos, armazenamento inteligente de energia e infraestruturas de conectividade. O evento definitivamente possibilitou a difusão de diferentes tecnologias e serviços voltados a fazer do Brasil um país com mais cidades inteligentes.