TPF participa da Semana de Engenharia Civil na UFPE

A Prisma Consultoria e Serviços em Engenharia, empresa júnior vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizou nos dias 14 a 16 de março a III Semana de Engenharia Civil (SEC) no Centro de Tecnologia e Geociências - CTG/UFPE. O evento contou com palestras e workshops sobre o cenário atual da construção civil, as perspectivas para o futuro do setor e temas relacionados a desenvolvimento pessoal e profissional.

Na sexta (15/03), nosso CEO, João Recena, abriu o painel sobre “Inovações na Engenharia Civil”, em que foram abordados desafios na adaptação dos profissionais a novas tecnologias da área. Três colaboradores da TPF Engenharia - Eduardo Scalia, Bernardo Beltrão e João Sobral - apresentaram produtos inovadores de nossa empresa.

Eduardo trouxe o exemplo da Plataforma Única de Gestão (PLUG), um software que está sendo desenvolvido pela TPF para aprimorar a execução de produtos de gerenciamento. Atualmente, o PLUG está em fase de testes no Gerenciamento da Despoluição do Rio Tietê da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Eduardo apresentou também a Central de Controle Operacional (CCO) da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB).

Em seguida, Bernardo Beltrão contou como foi o processo de introdução do Building Information Modeling (BIM) - tecnologia que compatibiliza informações de projeto, de orçamento e de planejamento em um modelo 3D - na TPF Engenharia. Ele apresentou algumas experiências práticas de nossa empresa em que o BIM foi empregado, como o Hospital do Idoso, os Centros Comunitários da Paz no Coque e no Ibura e o Complexo Prisional de Araçoiaba.

Encerrando o painel, João Sobral abordou o uso de drones para fiscalização e acompanhamento de obras. Ele exibiu o modelo 3D de uma rodovia, a partir do qual foi estimada a quantidade de material disponível no canteiro de obras, verificado o andamento da obra e caracterizado o material utilizado na terraplanagem.

No fim do dia, Bernardo Beltrão participou da mesa redonda sobre “Inovações BIM”, em que debateu-se como a universidade e o mercado estão se preparando para este desafio. No sábado (16/03), Lorena Oliveira representou a TPF Engenharia. Ela apresentou sua experiência em gerenciamento de projetos.