Modernização dos Perímetros Irrigados Jacarecica I e Poção da Ribeira

Sérgio Pontes, engenheiro civil da TPF Engenharia, explica que um dos principais benefícios da substituição do sistema manual é a otimização do uso de energia.

Sérgio Pontes, engenheiro civil da TPF Engenharia, explica que um dos principais benefícios da substituição do sistema manual é a otimização do uso de energia.

A TPF Engenharia está elaborando projetos básicos e executivos para modernização e automação dos sistemas de bombeamento dos Perímetros Irrigados Jacarecica I e Poção da Ribeira, localizados em Itabaiana/ SE e geridos pela COHIDRO.

O Perímetro Irrigado Jacarecica I, implantado em 1987, compreende 398 ha nas margens do Rio Jacarecica, à oeste da Serra de Itabaiana, distante 65 km de Aracaju. A água para irrigação é captada por uma estação de bombeamento e a condução é garantida por três adutoras, cada uma delas responsável pela alimentação de um conjunto de unidades parcelares. A extensão total das adutoras é de aproximadamente 20 km.

O Perímetro Irrigado Poção da Ribeira compreende 1.970 ha entre as cidades de Areia Branca e Itabaiana, distante 50 km de Aracaju, e sua implantação também foi finalizada no ano de 1987. A captação é realizada na barragem do Rio Traíras por um sistema que compreende duas estações de bombeamento em série. No total, o Perímetro conta com cerca de 70 km de adutoras e canais que encaminham e distribuem água nos lotes.

A modernização dos equipamentos hidromecânicos e elétricos, em operação há mais de 30 anos, tem por objetivo reduzir custos com manutenção e operação (especialmente gastos com energia elétrica), o que tornará a operação dos Perímetros mais eficiente.