Já faz algum tempo que a TPF Engenharia utiliza VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) – mais conhecidos como drones – para realizar o acompanhamento do progresso de obras. O domínio dessa tecnologia permitiu que equipes de campo responsáveis pelo acompanhamento das obras do Prodetur Bahia fossem poupadas em meio à pandemia que vivemos, pois o levantamento aéreo diminui a exposição e preserva a saúde de colaboradores da TPF e de nosso cliente.

As imagens aéreas capturadas por nossos drones e processadas em softwares especializados permitem a produção de vídeos automatizados (sempre com o mesmo percurso, altura e angulação da câmera para um melhor comparativo), ortomosaicos (mapas de alta resolução) e modelos tridimensionais das intervenções. Esses produtos do levantamento permitem uma verificação precisa do estágio atual de cada intervenção.

Ortomosaico confeccionado com imagens captadas por drone do Atracadouro e Restaurante Solar do Unhão, uma das obras que integram o Prodetur Bahia. A construção possui uma área de 811 m². Imagens colhidas em agosto de 2020.
Ortomosaico confeccionado com imagens captadas por drone da Marina de Itaparica, uma das obras que integram o Prodetur Bahia. A construção possui uma área de 4.744 m². Imagens colhidas em agosto de 2020.
Ortomosaico confeccionado com imagens captadas por drone da Marina de Penha, uma das obras que integram o Prodetur Bahia. A construção possui uma área de 5.288 m². Imagens colhidas em agosto de 2020.

O Prodetur Bahia

O Prodetur Bahia é um programa do Governo da Bahia financiado pelo Banco lnteramericano de Desenvolvimento [BID] que visa fomentar o desenvolvimento do turismo da região da Baía de Todos-os-Santos a partir de ações que melhorem tanto a infraestrutura como a capacitação da população local.

A TPF Engenharia assessora a Unidade de Coordenação de Projetos (UCP) do programa nos procedimentos necessários à sua implantação e operacionalização, tendo como principais atividades:

  • O acompanhamento de obras e de serviços de engenharia;
  • O apoio nas questões ambientais e sociais; e
  • O acompanhamento das atividades administrativas e financeiras e o apoio às atividades de aquisição.